top of page

PALESTRANTES.

LIA REJANE

Presidente de honra

​

Doutora em Música (UNIRIO); Mestre em Musicologia (CBM-CeU - RJ); Especialista em Musicologia; Especialista em Educação Musical (CBM-CeU - RJ). Graduada em Musicoterapia (CBM-CeU); Graduada em Piano (AMLF-RJ). Criadora, Coordenadora e profa. da Pós-graduação em Musicoterapia e profa. do Bacharelado em Musicoterapia (CBM–CeU). Fundadora da Clínica Social de Musicoterapia Ronaldo Millecco (CBM-CeU). Professora convidada de vários Cursos de Pós-graduação do Brasil. Musicoterapeuta pesquisadora convidada da UFRJ-ME. Autora de livros sobre musicoterapia, capítulos de livros nos Estados Unidos e Colômbia, e artigos publicados na Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, França, Estados Unidos e Noruega. Membro do Conselho Diretor da World Federation of Music Therapy e Coordenadora da Comissão de Prática Clínica por dois mandatos. 

LEOMARA CRAVEIRO

Vice-Presidente de honra

​

Doutora em Comunicação e Semiótica. Musicoterapeuta Clínica; Especialista em Musicoterapia na Saúde Mental e em Educação Especial; Professora-pesquisadora aposentada pela Universidade Federal de Goiás. 

WENDY MAGEE

​

É PhD e professora associada à Temple University, Filadélfia, PA no programa Music Therapy. Atua como clínica, pesquisadora e treinadora em reabilitação de lesões cerebrais e reabilitação neuropatológica com adultos e crianças desde 1988 na Austrália, no Reino Unido e nos EUA. Atualmente é membro da Comissão de Pesquisa e Ética para a Federação Mundial de Musicoterapia. Ela está no conselho editorial de várias revistas internacionais como revisora, incluindo The Journal of Music Therapy e Music Therapy Perspectives.

CAMILA PFEIFFER

​

Diretora do programa de Master of Music Therapy na ArtEZ Academy of Music, Países Baixos. Mestre em Musicoterapia por Berklee College of Music, EEUU. Coordenadora do setor de Musicoterapia para adultos do cdentro de Neurorehabilitação FLENI, Buenos Aires. Co-fundadora da Rede Iberoamericana de Musicoterapia e Neurociências "Neuromúsica".

​

RENATO SAMPAIO

​

Possui graduação em Musicoterapia (1996) e em Educação Artística - Licenciatura Plena em Música (1997), mestrado em Comunicação e Semiótica (2001) e doutorado em Neurociências (2015). É Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando na Graduação em Música, na Especialização em Neurociências e no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Música. Tem experiência na área de Musicoterapia, Neurociências e Arte-Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: prática clínica em musicoterapia, transtornos do desenvolvimento, educação musical e educação inclusiva.

GUSTAVO GATTINO

​

Professor assistente na Universidade de Aalborg (Dinamarca). Membro do grupo internacional de avaliação em musicoterapia (IMTAC). Editor da Revista Portuguesa de Musicoterapia, Revista Brasileira de Musicoterapia e da Revista de Musicoterapia da Rede Latino-Americana para a Primeira Infância. É bacharel Musicoterapia pelas Faculdades EST (2007), mestre (2009) e doutor (2012) pelo Programa de  Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou doutorado sanduíche no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) na Universidade do Porto (UP), Porto, Portugal. Tem experiência no cuidado de pessoas com deficiência intelectual, autismo e deficiências múltiplas em musicoterapia.

RITA DULTRA

​

Licenciada em Música e Bacharel em Musicoterapia. Certificada em Neurologic Music Therapy.
Especialista em Teoria Musical (UFBa) – Especialização em Artes e Música (UNEB/IAT) – Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos do Desenvolvimento na Infância e na Adolescência (Hélio Rocha/Lydia Coriat) – Especialização em Arteterapia (FIB) – Especialização em Neuropsicologia. Curso de Musicoterapia en Neurorehabilitación pela rede Neuromúsica (Buenos Aires). Atualmente Consultora Educacional do CENSUPEG em Salvador-BA, professora convidada nos cursos de pós-graduação em Fortaleza (GRADUALE), Cuiabá (CENSUPEG), Teresina (CENSUPEG) e Salvador-Ba (FAC). 

ANDRÉ BRANDALISE

​

​

Bacharel em música (UFRGS, RS), especialista em musicoterapia (CBM-RJ), mestre em
musicoterapia (NYU, EUA) e PhD em musicoterapia (Temple University, EUA. Nesta última
universidade foi bolsista por dois anos exercendo as funções de professor-assistente e de supervisor. Diretor-fundador do Centro Gaúcho de Musicoterapia (POA, RS), vinculado ao
Instituto de Criatividade e Desenvolvimento (ICD). É autor dos livros “Musicoterapia Músico-
centrada” (2001) e “I Jornada Brasileira sobre Musicoterapia Músico-centrada” (2003).

ROGÉRIO JALES

​

Mestre em Música pela UFBA – Universidade Federal da Bahia (2002), licenciado em Música pela UECE – Universidade Estadual do Ceará (1998) e Pós-graduado em Musicoterapia pela FACPED – Faculdade Padre Dourado (2016). Idealizador, Facilitador e Palestrante do Programa TOM – Transformando Organizações com a Música e professor dos Cursos de Pós-graduação em
Educação Musical e Musicoterapia da Faculdade Padre Dourado/Instituto Graduale. É regente titular e orientador vocal dos corais: Marisol Nordeste, CERBRAS – Cerâmicas do Brasil, AFABEC – Associação dos Funcionários Aposentados do BEC, Sindicato dos Bancários do Estado do Ceará, ACEA – Associação Cearense dos Economiários Aposentados, TSI – Idosos do SESC, Dias de Sousa (Liderança Sustentável), Associação Brahma Kumaris.

GILSON FERNANDES

​

Formado em Musicoterapia pela UFPI. Professor de Bateria e Percussão da Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz e Escola de Música D. Gal. É percussionista da ORQUESTRA SINFÔNICA DE TERESINA e ministra oficinas de bateria e percussão por todo o interior do estado do Piauí com a caravana “A CARA ALEGRE DO PIAUÍ". Participou de ensaios e concertos com a ORQUESTRA SINFÔNICA DO BAIXO RENO (Niederrheinische Sinfoniker) através de um intercâmbio em Mönchengladbach na Alemanha em  2016 onde apresentou o concerto "BRASIL, BRASIL". É voluntário no setor de Musicoterapia do CEIR (Centro Integrado de Reabilitação). Desenvolve a função de Musicoterapeuta com atendimentos na CAC (Centro de Atendimento Compartilhado) e em domicílio. 

CAMILA GONÇALVES

​

Musicoterapeuta graduada pela UNESPAR, pedagoga pela UFPR, e mestra em Musicoterapia pela Universidade Concordia, em Montreal, CA. Com experiências institucionais em saúde mental, neurorreabilitação, desenvolvimento infantil, e pessoas com necessidades especiais, atuou em equipes multi, inter e transdisciplinares em espaços escolares, ambulatoriais e hospitalares. Trabalha em consultório particular com musicoterapia e reabilitação neurológica, desenvolvimento infantil, e tratamento de dor crônica. Seus interesses de pesquisa são em musicoterapia & consciência, reabilitação, linguagem e tecnologia.

JOSÉ DAVISON DA SILVA JÚNIOR

​

​

Professor do Instituto Federal de Pernambuco. Orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição da Universidade Federal do ABC. Doutor em Música/Educação musical pela Universidade Federal da Bahia. Programa Doutorado sanduíche realizado no Center for Mind and Brain - University of California, Davis. Mestre em Música/Musicoterapia pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música. Especialista em Educação Especial pela Faculdade Frassinetti do Recife. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda. Licenciado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco. Líder do grupo de pesquisa Música, saúde e bem-estar (IFPE/CNPq). Autor do livro “Interfaces entre Musicoterapia e Bioética” (Editora CRV). 

MARIA HELENA ROCKENBACH

​

Doutora em Letras pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 2006. Tese defendida: Vivências Musicoterapicas com a literatura infantil: Musicoterapia e literatura com crianças hospitalizadas. Especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro  de Música do Rio de Janeiro, em 2000.  Professora de Cursos de Especialização em Musicoterapia.  Formação em Musicoterapia Neurológica. 

MARIANE OSELAME

​

Musicoterapeuta, Doutoranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública- Fiocruz, Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Humana da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Especialista em Saúde Comunitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente ocupa o cargo de Presidente da atual gestão da União Brasileira de Associações de Musicoterapia. Foi membro da Associação de Musicoterapia do Estado do Rio de Janeiro.  Possui experiência no tratamento de usuários de álcool e drogas, e Infância e Adolescência da rede pública de Atenção Psicossocial. Preceptora de Estágio e Residência Multiprofissional em Saúde Mental no CAPSad III Raul Seixas (Rio de Janeiro). Experiência e participação no desenvolvimento e execução de atividades multidisciplinares de área social. Atuou em treinamentos e capacitação de gestores de RH na área de inclusão social. Experiência com docência universitária e na Formação de professores de rede municipal e particular na área de música e desenvolvimento interpessoal, bem como habilidade em Educação Musical voltada a Educação Infantil. 

SHEILA BEGGIATO 

​

 

Musicoterapeuta, professora e supervisora no curso de bacharelado em Musicoterapia na Unespar - Paraná. Coordenadora o Centro de Estudos e Atendimento Clotilde Leinig (Unespar)
Editora chefe da Revista Brasileira de Musicoterapia (UBAM).

​

​

​

​

​

​

MARILENA DO NASCIMENTO

 

 

 

Musicoterapeuta e Especialista em Medicina Comportamental. É Fellow Ship em Musicoterapia Neurológica -Academy for Neurologic Music Therapy. Atualmente é coordenadora técnica do Espaço Terapêutico de Medicina Integrada Colméia e pesquisadora no Departamento de Neuro comportamento - UNFESP. Atuou como supervisora do setor de musicoterapia da Associação de Assistência à Criança Deficiente - AACD (1995-2011); presidente da Associação Brasileira de Paralisia Cerebral - ABPC (2006-2009); conselheira do Instituto Efort; e membro do Conselho Consultivo do Centro de Voluntariado de São Paulo; atuou como consultora voluntária do XVI GESC; tem experiência na área de Musicoterapia com pacientes com défctis neurológicos. 

​

CLAUDIA REGINA DE OLIVEIRA ZANINI

​

Coordena o Curso de Musicoterapia da UFG. Doutora em Ciências da Saúde e Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás. Graduada em Piano, Especialista em Musicoterapia em Educação Especial e em Saúde Mental pela UFG. Especialista em Gerontologia titulada pela SBGG. Formada em Musicoterapia Neurológica pelo Center for Biomedical Reserach in Music e em Musicoterapia Biomédica. Atua como pesquisadora e professora do Curso de Musicoterapia da UFG e como docente permanente do Mestrado em Música. Presidente do Depto de Gerontologia da SBGG-GO. Faz parte do Conselho Científico da AGMT - Associação Goiana de Musicoterapia. Participa da Comissão Editorial e de Corpo de Pareceristas da Revista Brasileira de Musicoterapia, da Revista INcantare, da Revista Percepta, da Revista Portuguesa de Musicoterapia, da Revista de Musicoterapia da Rede Latinoamericana para a Primeira Infância e da Revista Música HODIE. Coordena o NEPAM - Núcleo de Musicoterapia. É Coordenadora Geral do NEPEV-UFG. 

KELSON JAMES ALMEIDA

​

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (2008) e Residência Médica em Neurologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2013). Concluiu Doutorado em Ciências, programa de Neurologia pela Faculdade de Medicina da USP (2016). É membro pesquisador do Laboratory for Neurosonology, Cerebral Hemodynamics and Neurocritical Care, Hospital das Clínicas, University of São Paulo School of Medicine. Foi fellow em distúrbios do movimento no ambulatório do grupo de distúrbios do movimento do HCFMUSP. É professor colaborador da disciplina de Neurologia da UFPI, Professor na Faculdade Integral Diferencial - FACID Devry. Professor permanente do programa de Pós-graduação em ciências farmacêuticas da UFPI.  Atua como revisor em revistas nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Neuroimagem (Ressonância Magnética, doppler transcraniano), Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, Demências. 

NATHALYA DE CARVALHO AVELINO

​

​

​

​

​

Musicoterapeuta, Doutora em Engenharia Biomédica e Mestre em Bioengenharia, com linha de pesquisa em musicoterapia biomédica. Compõe a diretoria da Associação Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM). Atuou como coordenadora da Comissão de Formação da UBAM nos anos de 2016 e 2017. 

bottom of page